XXIII Olimpíadas Maristas

O Desporto é um meio privilegiado para se “estar” com os alunos e transmitir os valores preconizados por Marcelino Champagnat, nosso fundador. Respeito, humildade, trabalho, confiança, amor e presença próxima foram valores presentes nestas XXIII Olimpíadas Maristas, organizadas pelo Colégio Marista de Carcavelos.

Nos anos 60, quando o Irmão Carneiro e o Professor Simões dinamizam, em Carcavelos, as primeiras Olimpíadas, certamente já teriam a visão da relevância deste projeto na educação dos nossos alunos. As Olimpíadas Maristas são únicas na sua conceção, uma vez que incluem, durante três dias, várias provas de atletismo, badminton, futsal, natação, voleibol, basquetebol e ténis de mesa. Este ano, entre os dias dezasseis e dezoito de abril, estiveram reunidos cerca de 640 atletas, dirigentes e treinadores da província de Compostela.

As Olimpíadas têm como finalidade promover a formação integral dos alunos (Pastoral, Cultural e Desportiva), fomentando, também, o intercâmbio desportivo e cultural das Escolas da Província Marista de Compostela e, consequentemente, incrementando as relações interpessoais e partilhando os valores cristãos.

Mas as Olimpíadas são muito mais do que isso. Foram um momento para aprender um pouco mais sobre a cultura Marista. Foram um momento de reflexão, de encontrar e conhecer o “eu”, nos “Bons  Dias”, nas refeições, nas diferentes competições, nas atividades culturais ou no espaço de interioridade. Foram, ainda, um momento para testar os nossos limites, refletir sobre um caminho percorrido e ter acesso a um pedacinho de cultura de toda a nossa província de Compostela.

A primeira grande vitória foi realmente a forma de ser e principalmente a forma de estar de todos os alunos Maristas que participaram nestas Olimpíadas. Um evento marcado por uma competição saudável e onde o respeito pelos colegas adversários e o fair-play estiveram sempre presentes. Exaltando os valores da nossa casa, os nossos alunos pautaram a sua presença pelo respeito, dignidade, humildade e muita vontade de ganhar. Expressaram bem alto toda a educação Marista e deixaram orgulhosos todos os educadores intervenientes neste projeto educativo.

Estamos certos que o caminho de formar “Bons cristãos e honrados cidadãos” da prática desportiva passa pela continuidade deste projeto e na sua “adoção” por parte de todos os centros da província de Compostela.

José Fernandes, Coordenador Desporto

“Uma experiência inesquecível. As olimpíadas são uma grande oportunidade para revelar o valor de cada um enquanto atleta, mas também uma oportunidade de conhecermos grande parte da família Marista, de fazermos novas amizades que poderão permanecer para o resto das nossas vidas. No meu caso, participei nas olimpíadas estes três anos do secundário, como basquetebolista e, ao longo dos anos, as adversárias eram geralmente as mesmas desde o 10º ano, o que permitiu que fizesse várias amigas que tornaram as Olimpíadas inesquecíveis. Recordarei para sempre a minha amiga Lúcia de Palencia, do Colegio Marista Castilla, competimos nestes três anos, em vários jogos, nuns mais decisivos do que outros, e, independentemente de ambas sonharmos com a vitória, os jogos foram um momento de convívio, mais do que uma competição, principalmente neste último ano enquanto aluna Marista”.

Mariana Nóbrega, Atleta de Basquetebol

“As Olimpíadas foram três dias a não esquecer. A atmosfera de equipa e cooperação superou qualquer receio que possa ter havido. Ver que o desporto pode unir pessoas de diferentes locais em prol do objetivo de cruzar amizades é algo que vale mais do que qualquer derrota ou vitória”.

Ana Margarida Lopes, Atleta de Natação e participante na comissão Médica e Segurança

“Este ano, tive a oportunidade de fazer parte das olimpíadas e da equipa de voleibol. O momento mais marcante foi a final de voleibol, a qual ganhámos com o apoio de diversos alunos que encheram a plateia de músicas de apoio e alegria. Presenciei um momento de união entre colegas difícil de esquecer enquanto aluna Marista”.

Joana Pargana , Atleta de Voleibol

Anuncios

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s